A comunicação é uma das coisas mais interessantes que podemos observar nos relacionamentos. Há quem ainda acredite, que as palavras tem o mesmo significado para todas as pessoas. Se assim fosse a vida seria muito mais simples e os relacionamentos também tornariam-se muito fáceis.
Na realidade as palavras significam exatamente o que cada pessoa ACHA que elas significam. Isto porque as palavras se referem a pensamentos e experiências reais ou imaginárias. O que passa despercebido é que os pensamentos e as experiências de cada pessoa são singulares, assim como cada um de nós.
Esta antiga expressão muito conhecida – “Será que estou falando GREGO?” – é a pura realidade. Quando uma pessoa não se faz compreender por outra é como se falasse outra “língua”, embora utilize-se de um mesmo idioma.
Sendo assim fazendo uma analogia, é como se cada um de nós falasse um idioma ligeiramente diferente utilizando um dicionário pessoal, enquanto um fala em japonês o outro fala em grego e a confusão está feita. Os problemas de relacionamentos acontecem devido a este fato. Cada pessoa tem sua estratégia própria, um canal de comunicação. As pesquisas em PNL demonstraram que há três canais de comunicação – visual, auditivo e cinestésico , cada pessoa tem um de preferência pelo qual recebe os estímulos do mundo exterior, portanto umas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas e outras mais cinestésicas.
Utilizaremos aqui para exemplificar dois relacionamentos com comunicação em canais diferentes. O visual gosta de VER as “coisas”, o auditivo de OUVIR, e cinestésico de SENTIR, TOCAR, PEGAR.
Primeiro: marido visual e esposa auditiva. O marido mostra à esposa que a ama dando-lhe flores, jóias, um carro novo. Um dia ela diz: “Você não me ama!”. E ele perplexo responde: “Como você pode dizer uma coisa dessas, olhe o carro que te comprei, as jóias…..” E ela diz: “É, mas você nunca diz que me ama.” E ele grita: “TE AMO!” numa tonalidade de voz nem um pouco próxima da estratégia dela. Como resultado, ela não se sente amada.
Segundo: mulher visual e marido cinestésico. A mulher arruma a casa toda, dá brilho e coloca cada coisa em seu lugar para deixar bonita e arrumada. O marido chega do trabalho e joga suas coisas no sofá, tira o casaco para sentir-se à vontade e pendura na cadeira, tira o sapato no meio do quarto, vai para cozinha e abre os armários para procurar algo para comer e deixando as portas abertas. A esposa VENDO a bagunça e desordem fica nervosa e fala: – “Será que você não VÊ que fiquei o dia todo me preocupando com a casa?…Você chega e vai bagunçando tudo?”. Ele responde: “Será que nem em minha casa eu posso me SENTIR à vontade?”. Ela diz: “Você não dá valor para mim, não VÊ que arrumo tudo!”. Ele diz: “Você não entende mesmo, e me faz SENTIR mal tirando meu conforto.”
A habilidade na comunicação é fundamental para o sucesso nos relacionamentos não só pessoal como também profissional.
É preciso aprender como utilizá-la de modo a atingir os objetivos.
As palavras agem como “chaves de acesso” para eliciar as estratégias das pessoas, seu canal de comunicação.
Assim como a comunicação entre pessoas tem devida importância devemos nos lembrar da importância da comunicação que fazemos conosco (nossos pensamentos), além da comunicação inter pessoal (entre duas ou mais pessoas), devemos nos lembrar da comunicação intra pessoal (nós para conosco) que é de extrema importância para nosso bom humor , saúde e bem estar.
Podemos colocá-la a nosso favor quando aprendemos como funcionamos. Enquanto a pessoa desconhece seu funcionamento pouco domina suas emoções e tem mais dificuldade em conduzir-se ao objetivo desejado. Costuma ficar mais “enrolada” nos relacionamentos.
Bem sabem os que participaram conosco de nossos workshops a diferença que fizeram em suas vidas após aprender seu “funcionamento” e como fazer para sair-se de situações limitantes.
Aprender a falar “outras línguas” é algo imprescindível na atualidade.
Os relacionamentos fazem parte de nossas vidas, é algo inevitável. Portanto, aquele que tiver maior flexibilidade para mudanças, e aperfeiçoar a comunicação obterá maior sucesso em seus relacionamentos, ao passo que os mais acomodados continuarão obtendo os mesmos resultados que têm obtido.
Roseli Santos Oliveira