Equivocadamente, a maioria das pessoas, associa qualidade de vida ao fator financeiro ou estabilidade material.
Aqui o enfoque de qualidade de vida está voltado ao autocontrole do estado emocional (ou equilíbrio) do ser humano; porque a própria busca da estabilidade financeira tem como objetivo inconsciente o controle emocional (há os que acham que o dinheiro é a solução para todos os problemas). Os que já fizeram a descoberta do que é realmente, ter qualidade de vida, sabem o que isto significa.
Na verdade as pessoas que buscam estabilidade financeira desejam obter através dela, inconscientemente, o equilíbrio emocional. Costumam se sentir insatisfeitas, pois não tem consciência disto. E sendo assim querem mais e mais, parecendo nunca chegar a um fim.
Muitas dessas pessoas quando atingem a estabilidade financeira que tanto almejaram costumam dizer:-
– Puxa! Eu sempre quis tanto isso! Agora que tenho, parece ter perdido o valor.
Este é o momento em que alguns se sentem deprimidos, e saem em busca de algo novo. Muitas vezes até a procura de uma religião, filosofias etc, para compreender a vida ou o mecanismo dela. É um momento especial de crescimento e evolução.
Os que persistem acabam fazendo grandes descobertas.
Nos tempos atuais, onde somos bombardeados pela sociedade de consumo, com a grande influência e manipulação que a mídia exerce é muito fácil deixar-se manipular. Com exceção é claro de uma minoria.
Aliás, somos influenciados a todo instante pelo ambiente, porém, podemos aprender a fazer as próprias escolhas, de acordo com nossas reais necessidades.
A maioria tende a desejar ou querer o que é estipulado pelos outros.
Por exemplo – surgem no mercado produtos novos a todo instante. Estes nos são informados através de propagandas constantes. A maioria acaba por desejar a possuir muitos, ou alguns desses produtos, principalmente se os amigos adquirem. A pessoa que se deixa manipular compra produtos, dos quais muitos, que nem chegam a ser utilizados.
Quantas coisas você já comprou e acabou não usando? Ou ficando insatisfeito depois por tê-lo adquirido?
Pois é, você foi manipulado.
Quando desejamos algo, existe uma intenção inconsciente por trás desse desejo. Quando buscamos Qualidade de vida desejamos nosso bem estar (equilíbrio emocional) e costumamos pensar que as coisas nos trarão o que queremos. Não é bem assim.
Qualidade de vida está relacionada a estados emocionais equilibrados. Quero deixar claro que a parte financeira tem sua importância, porém, o que quero ressaltar é que ela não é fator fundamental da qualidade de vida.
Temos exemplos de pessoas simples que vivem muito bem e estão satisfeitas. Qual seria o tipo de raciocínio delas? Com certeza se deixam influenciar por coisas positivas e fortalecedoras para suas vidas. Encontram a qualidade de vida que buscam, portanto, vivem bem, satisfeitas e consequentemente, mais equilibradas.
Vamos repensar o conceito de qualidade de vida e dar a ele novos significados e valores para encontrarmos o que tanto almejamos, ou seja, nosso equilíbrio emocional.
Lembre-se: antes de adquirir algo pergunte-se – “Estou realmente precisando disto (é uma necessidade)?”