São aqueles produzidos por grãos que não passaram por nenhuma refinação, conservando todos os seus componentes originais, incluindo as cascas e películas protetoras, onde existe a maior concentração de minerais, vitaminas e fibras. As partes ricas em nutrientes não são descartadas.
Os cereais são os principais ingredientes dos alimentos integrais.
Conheça alguns de seus benefícios:
Aveia: possui grande quantidade de fibras solúveis beta glucanas que auxiliam no funcionamento do intestino, regulam os níveis de colesterol no sangue e reduzem o risco de câncer de cólon. É rica em vitamina do complexo B e vitamina E.
Gergelim: possui alto teor de fibras que auxiliam a regular o intestino. São encontrados nas sementes do gergelim: ferro, magnésio, cálcio, zinco, selênio e vitaminas E e do complexo B.
Linhaça: É uma das principais fontes de Ômega 3 e 6, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares através do controle dos níveis de colesterol. Possui lignanas, que reduzem a probabilidade de câncer induzido pelo hormônio estrogênio.
Girassol: A semente de girassol possui boa quantidade de minerais, como o cálcio e de ácido graxo. Ômega 6, este previne doenças cardiovasculares, auxiliando na redução dos níveis de colesterol.
Soja: É rica em antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento e no reforço das defesas do organismo. Contém isoflavonas, fitoestrógenos de estrutura semelhante à do hormônio sexual feminino. A proteína da soja auxilia na redução do colesterol LDL.