Flexibilidade gera Equilíbrio
B.F. Skinner, notável psicólogo, tinha um grupo de alunos que havia realizado pesquisas com ratos em labirintos. Um dia alguém lhes perguntou: -“Qual é a diferença entre um rato e um ser humano?”. Devido a tal pergunta resolveram fazer um experimento para descobrir. Construíram um enorme labirinto adequado para um humano. Pegaram um grupo controle de ratos e ensinaram a percorrer um labirinto pequeno atrás de alimento (queijo) . E os humanos ensinaram a percorrer atrás de notas de cinco dólares. Resultado da pesquisa : Os humanos aprenderam a percorrer o labirinto um pouco mais rápido que os ratos. Porém, o que mais chamou atenção foi o resultado posterior, porque após remover o dinheiro e o queijo depois de um certo número de tentativas os ratos pararam de correr o labirinto e os humanos nunca pararam!
Esta pesquisa demonstra bem como funcionam a maioria de nossos comportamentos. Estamos acostumados a fazer quase sempre as mesmas coisas e assim obtemos sempre os mesmos resultados. O comportamento do ser humano costuma estar na maioria do tempo no “automático”. Isto é bom porque simplifica muito a vida, por outro lado os resultados que se tem e que incomodam mantém-se sem mudanças. Há uma frase, que diz o seguinte:
“Se o que você faz não traz o resultado que deseja, mude o que está fazendo” ( Richard Bandler)
Um pouco de flexibilidade em alguns hábitos faz grande diferença em nossa vida. Que tal experimentar?
1- Procure mudar os objetos de seu ambiente de lugar (de maneira harmoniosa). Os olhos acostumam-se com as coisas no mesmo lugar e estas passam despercebidas. Quando entramos num ambiente “diferente” e com novidades percebemos alguma diferença, as “coisas” nos chamam atenção.
2- Experimente comer, tomar, acrescentar ou tirar algo no habitual pela manhã, seu organismo sentirá diferença e consequentemente você também.
3- Mude sua posição ou lado de dormir (procure fazer de maneira confortável para que não tenha insônia). Pode parecer estranho, mas fará diferença. Isto é muito útil para ser utilizado com bebê que sendo acostumado a dormir em lugares diferentes, dificilmente estranhará quando precisar dormir fora do berço ou de casa.
4- Vista-se com cores diferentes das de costume. Se você tem um estilo de se vestir faça diferente um dia, perceba sua reação e a das pessoas que também não estão acostumadas. Mesmo que algumas delas possam não dizer nada você vai poder perceber na expressão do rosto delas. Pode parecer esquisito, mas isto mudará seu comportamento. Pode ser muito bom para os olhos de outras pessoas também, desde que não seja algo muito fora do “normal”.
5- Ao tomar banho imagine que está numa maravilhosa cachoeira e preste atenção no som da água e perceba-a tocando seu corpo. Aproveite este momento.
6- Faça algo que nunca fez antes ou realize aquela sua vontade, qual nunca se deu a chance (um esporte, tocar um instrumento musical, aprender a dançar, aprender uma língua estrangeira diferente etc).
7- Acorde um dia e faça de conta que você é um adolescente ou um idoso, veja o mundo com outros olhos.
8- Finja que você é de outro planeta por um dia ou uma hora.
9- Cale-se por um tempo. Comunique-se por bilhetes (avise antes as pessoas que o cercam sobre sua experiência).
10- Por um dia comprometa-se a deixar as pessoas que interagir num melhor estado do que você as encontrou. Que tal fazer isso por dois dias, três…? Porque não a vida inteira?
11- Experimente andar com passos de tamanho diferente do de costume. Movimente seu corpo de maneira diferente. 12- Mude o caminho de seu trabalho ou escola, mesmo que seja um pouco mais longo. Saia mais cedo você vai perceber como é diferente. 13- Acorde mais cedo.
14- Cante quando estiver no trânsito. Observe a expressão das pessoas, algumas delas podem olhar com cara de espanto por não estararem acostumadas com isso.
Criança tem muita flexibilidade, brinca de “faz de conta” e assim vai modelando comportamentos. Nós já fizemos isto quando crianças e podemos continuar modelando de maneira mais consciente. Assim podemos modificar nossos comportamentos e nossa vida. Não estamos “prontos”. Ainda somos pessoas em fase de evolução e crescimento, não importa a idade. Quando interrompemos padrões antigos de comportamento percebemos mudanças que nos trazem bem estar, quando isto acontece nos equilibramos e consequentemente ajudamos os que estão a nossa volta. A maioria das pessoas age como robô sem se dar conta que a vida e o mundo são belos. Viver e aprender pode ser muito gostoso quando nos damos a oportunidade de experimentar “coisas” novas. Liberte-se de velhos hábitos e comportamentos o mundo vai te parecer melhor. Você vai viver melhor e sentir-se diferente.
Lembre-se de fazer o que seja mais confortável, mas dê a você uma chance de mudanças. Caso ainda sinta-se ainda muito limitado, tente romper os padrões de comportamento aos poucos. Faça acontecer coisas diferentes em sua vida! Você merece ser feliz!
Texto – Roseli Santos de Oliveira