A palavra emoção vem do latim emotio que significa – movimento.
Emoções são reações físicas a determinados pensamentos que “mexem” com a gente, que nos comovem.
O que emoção tem a ver com saúde?
Tem tudo a ver. Uma forte emoção afeta quase todos os órgãos do nosso corpo, porém o órgão que mais se faz notar é o coração (é ele quem pulsa forte e acelerador). Por esta razão, acreditavam os antigos , ser o coração a sede das emoções. Os poetas mantém esta tradição que, mesmo as emoções estando diretamente ligadas ao pensamento nunca algum deles escreveu:
-“Meu amor você mora dentro do meu cérebro!”. Soaria estranho, não é mesmo?
Nossas emoções (sentimentos) nascem dos pensamentos. Não podemos sentir sem antes ter pensado em algo, por exemplo: Se pensamos em coisas tristes, sentimos tristeza . Se pensamos em coisas alegres, sentimos alegria, e assim por diante. Se deixássemos de pensar, as emoções simplesmente desapareceriam. Nossa mente é muito importante. Quase tudo que podemos ver à nossa volta foi fruto da mente humana: o computador, a luz elétrica, o foguete, as roupas etc , antes de serem materializados existiram no pensamento de alguém. Quem comanda nosso corpo e nossa mente, salvo algumas exceções, somos nós mesmos – conscientes ou não disto. Nossa mente explora continuamente o mundo exterior através dos órgãos dos sentidos colhendo sensações ( que podem ser visuais, olfativas, táteis e gustativas). Essas sensações podem ser agradáveis, desagradáveis ou sem importância. Quando aprendemos a conduzir nossos pensamentos podemos escolher nossas emoções. Porém, a grande maioria ainda não aprendeu conduzir o pensamento e se deixa influenciar constantemente pelo ambiente. Emoções como AMOR e ALEGRIA fazem bem ao nosso corpo, então porque optar por emoções prejudiciais à saúde? É muito mais saudável escolher filmes de comédia e boas programações, do que terror e violência, noticiários trágicos. Porque deixar o ambiente, os noticiários, filmes etc, nos fazer sentir tristeza, raiva, medo, angústia? Quem nos obriga a não ser nós mesmo? Melhor ficar menos informados e mais saudáveis.
Tristeza, raiva, medo, angústia são tipos de emoções que nos fazem adoecer. É preciso aprender evitar esses “venenos”. Sabemos por pesquisas que, cada pensamento gera um tipo de emoção. Isto faz com que seja produzida determinada substância química, uma droga natural, no organismo. Por esta razão, pessoas que mais freqüentemente vivem em estados de tensão, nervosismo, depressão e outros estados produzidos por pensamentos, estão mais propensas a doenças e constante mudança de humor. Muitas dependem de medicações (drogas) porque não fazem com que seu organismo as produza de maneira natural, sendo assim é preciso uma droga artificial.
As pessoas que aprendem administrar seus pensamentos pouco adoecem e estão quase sempre “de bem com a vida”. Para viver de maneira mais saudável, é preciso aprender fazer seleção do que é saudável. Como fazer isso se pela tv e jornais, a todo momento recebemos mais informações ruins do que boas? Evitando. Selecionando.
Faça a escolha mais saudável. A partir do momento que, certas notícias e filmes não forem mais de interesse não terão mais razão de serem ditas. É uma questão de mudança. Então não haverá mais noticiários? Os jornais e a tv vão falir?
De forma alguma. Podemos dizer que, sempre haverão notícias, só que notícias de qualidade – agradáveis e saudáveis – para todos, tanto para quem as procura como para quem as recebe. Seria o “efeito Polyana”.
Se tiver oportunidade, peça numa locadora e assista o filme “Polyana” de Walt Disney.
Pode parecer utopia o fato da garota Polyana conseguir modificar uma sociedade. É visível a maneira com que a garota influencia as pessoas. Até faz com que, o pastor modifique seus sermões e tudo reflete na maneira do povo da cidade pensar e se comportar. Inclusive temos o exemplo de uma senhora adoentada que acaba curada. Tudo reflexo do pensamento e emoções. Apesar de parecer utopia para os menos observadores, é exatamente assim que funciona. Temos resultados comprovados tanto no consultório como em nossos cursos e workshops.
Alguém precisa começar essa mudança. Sabemos que alguns já estão optando pelas escolhas de maneira mais consciente e também perceberam a mudança nas emoções. Com a mente mais saudável percebem mudanças em suas emoções enfim, em suas vidas. E você? Acha que vale a pena selecionar o que quer ver, ouvir e sentir? Emoções que fazem bem, tornam a vida mais saudável ,alegre e divertida. Faça sua escolha!.
Você é quem manda e comanda.
Texto – Roseli Santos de Oliveira