HIPNOSE ERICKSONIANA
TRATAMENTO DE TRAUMAS PSICOLÓGICOS
Desenvolvida por Milton Erickson, psiquiatra estadunidense considerado uma das maiores autoridades em hipnose aplicada à medicina e à psicoterapia.
A Hipnose Ericksoniana é uma técnica que trabalha com a premissa de que paciente tem responsabilidade direta na sua cura, ou seja, trata-se de um tratamento personalizado, focado na individualização do mesmo. Por si só, esse conceito elimina o mito de que o paciente perde o controle durante o transe hipnótico. A intervenção respeita as situações de cada um durante o trabalho.
Por meio deste método, o hipnoterapeuta utiliza estratégias de orientação para conhecer a linguagem do paciente e, assim, acessar seu inconsciente.
Ele atua como um condutor — ou orientador —, colocando-o em contato com sua mente inconsciente para obter soluções positivas. Não há perda de consciência em nenhum momento e o indivíduo participa de todas as intervenções.
A Hipnose Ericksoniana, é muito eficaz no tratamento de traumas psicológicos. Desde que o método seja aplicado por um profissional que passou por uma formação completa no assunto.
Como você pode notar, a hipnose moderna está longe de ser considerada insegura e muito menos um show, como algumas pessoas acreditam. Trata-se de um método reconhecido por Órgãos de renome como o Conselho de Psicologia e pela comunidade científica nacional e internacional.
Princípios chaves da hipnose ericksoniana
1. Cada pessoa é única e, por isso, cria suas próprias condições de cura. O hipnoterapeuta possui apenas papel de guia e usa essas condições para ajudar o paciente.
2. Linguagens e processos mentais estão em constante estado de fluxo criativo.
3. Todo problema tem solução, se forem utilizadas as ferramentas corretas.
4. Todos têm em seu interior a capacidade para resolver quaisquer problemas. Ao assumir essa responsabilidade, abre-se um novo caminho no processo de cura.
5. É preciso criar uma mudança estratégia e permitir que ela tome forma, afinal, basta uma pequena mudança para desencadear outras maiores.
6. Não existe resistência se a solução para um problema vem da própria pessoa. Por esse motivo, é preciso acionar a mente inconsciente e reunir as informações e ações necessárias para atingir a cura.
7. Há poder na troca de vulnerabilidade.
8. É preciso mais conexão, aceitação, amor e comunicação com a mente inconsciente para uma vida plena.
(Fonte – ACT Institute)