NEUROMETRIA FUNCIONAL

AUTOREEGULAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O que é Neurometria Funcional?

A Neurometria funcional é uma metodologia de neuromodulação cerebral, com técnicas e procedimentos que estimulam a interação entre cérebro, mente, corpo e comportamento, através de ferramentas que agem nos fatores emocionais, fisiológicos e alimentares, e que afetam diretamente nossa saúde.

“Ela ajuda a diagnosticar, avaliar, treinar e tratar o cliente/paciente, proporcionando alívio para o sofrimento físico e emocional, aumentando a qualidade de vida e bem-estar. É um sistema que estrutura a utilização de diversas técnicas de Biofeedback e Neurofeedback em seu Know-how de soluções.” (https://www.neurometria.com.br/metodologia/o_que_e_neurometria/#foo)

Com os treinamentos podemos regular o sistema nervoso autônomo do nosso corpo, e trabalhar com as frequências de ondas cerebrais. É um tratamento que traz maior habilidade para o cérebro, aumentando o desempenho cognitivo e comportamental levando o corpo e a mente a um estado de equilíbrio fisiológico.

Nosso sistema nervoso autônomo, é dividido em duas vias, o sistema nervoso simpático que vamos comparar com o acelerador de um carro, e o parassimpático com o freio. Quando estamos ansiosos, irritados, nervosos é como se estivéssemos com o pé no acelerador sem ter o controle.

Quando estamos paralisados, com medo, desanimados, sem concentração, problemas de memória ou sem conseguir tomar decisão, é como estar freado, onde o sistema parassimpático está muito acionado.

Como funciona?

Primeiro fazemos um cadastro do cliente/paciente e a anamnese, levantamos as queixas e o porquê de buscar o tratamento. Em seguida é feita uma avaliação através de análise computadorizada. Sensores são colocados na cabeça e nos dedos, os quais captam os sinais que passam pelo software para avaliar a frequência de ondas cerebrais e a fisiologia corporal (variabilidade cardíaca, oxigênio funcional, controle de ansiedade, temperatura do metabolismo, equilíbrio entre o sistema simpático e parassimpático)

Os sensores do aparelho irão captar os sinais, o software fará a análise e um tratamento será proposto para o equilíbrio do “acelerador e do freio”. A parte fisiológica é o funcionamento dos órgãos do corpo, a parte neurológica é o funcionamento do cérebro – as emoções, o comportamento, os sentimentos e os pensamentos.

Pela avaliação  se obtém o resultado, que varia de pessoa para pessoa, para seguir com o tratamento. A sessões variam conforme este resultado, baseado nele programamos os treinamentos, que são de 14 sessões, no mínimo.  Ao longo das sessões o corpo físico e mental são trabalhados, para a autorregulação.

Dependendo o caso, poderá ser necessário entrar com novos protocolos, que incluem outras sessões. Tudo depende do estado de saúde física e mental que o cliente/paciente chega no consultório, e do quanto pratica o que aprende e leva das sessões para exercitar.

Quanto tempo para perceber resultado com o tratamento?

Com 1 mês de tratamento o cliente já percebe melhora significativa.

A sessão com o aparelho leva por volta de 1h, e é realizada semanalmente.

O software após a leitura gera um treinamento (indutor de onda cerebral e uma respiração) estas devem ser feitas 2 x por dia para o cérebro ir se condicionando. Como uma academia para o cérebro, é importante a frequência para conseguir resultados ao longo das sessões.

Para ter sucesso no tratamento é muito importante o empenho do cliente/paciente, porque 50% é feito na sessão e 50% após a sessão regularmente.

 

Lembre-se – Não existem milagres.

Esta metodologia com técnicas e procedimentos, é complementar a outros tratamentos. Não tem contraindicação e não é invasiva.